Contra a Lei Azeredo

Esse post é só para fazer pública minha indignação e repúdio ao Projeto Substitutivo (84/99 na Câmara e 89/03 no Senado) 285-A, 285-B, 163-A e 22, enviado pelo senador do PSDB Eduardo Azeredo.

Tá longe de ser uma das causas mais importantes já votadas em nosso congresso, mas me afeta diretamente e mostra (novamente) o quanto nossos representantes não representam o interesse das pessoas.

Até!

Published
Categorized as política

Mais uma guerra americana

E enquanto os chineses tentam mostrar para o mundo o quanto eles podem fazer de bonito e high-tech em suas Olimpíadas às custas da semi-escravidão de seu povo, os Estados Unidos e a OTAN resolvem inventar mais uma guerra, ao apoiar a Geórgia contra os separatistas (que democraticamente votaram em sua independência, aliás) da Ossétia do Sul. Subestimaram o nível de reação dos russos, e agora já temos estimativas de 2 mil mortos civis, em dias, sem falar em mais de 30 a 40 mil famílias que deixaram suas casas.

Os Estados Unidos agora podem simplesmente deixar o pau comer, e depois aparecer para ajudar seu antigo aliado na sua reconstrução e com forças “de paz”. A situação também escala militarmente na Abkhazia, região noroeste da Geórgia, que divide o Mar Negro com a Rússia. Enquanto isso, os Estados Unidos usa sua televisão para relembrar os americanos que os antigos Soviéticos ainda são os caras maus, entre uma ginasta e outra.

Deprê.

Published
Categorized as política

Rock Band

E esse final de semana fiquei aqui por Campinas mesmo, por causa do monte de trampo. Sabadão aproveitei para ler vários gibis que há muito tempo já não saíam da caixa, como o Reino do Amanhã, Marvels e Watchman. Domingo teve uma mega sessão de Rock Band em casa! Foram o Brunão, o Sorô, o Glauco (e seu amigo Vivaldi) e a Kika. Abaixo estamos nós tocando “Are you gonna be my Girl?”, do Jet:

Eu me empolgo mesmo, precisavam ver (ou ouvir) eu cantando “We won’t get fooled again”. Da próxima vez ponho alguém com a câmera ao invés de deixá-la sobre a tevê! 🙂 Até!

Untitled

E terminou minha semana aqui em Johannesburg. Foi bem proveitosa, entrei em contato com clientes, melhorei meu inglês, e hoje aproveitei o último dia para ir ao Apartheid Museum, um museu gigante que conta a história do sistema racial de separação que marcou a África do Sul para sempre. É muito bem feito, conta a história de um jeito bem acessível e dinâmico. Mas a história, claro, é muito triste. Tem um belo resumo na Wikipédia.

O mais impressionante é saber que quando eu era moleque, o sistema estava firme e forte por aqui, e só finalmente caiu quando a liderança da África do Sul deixou de ser relevante no contexto da Guerra Fria, e os EUA começaram a pressionar com boicotes. Claro, teve vários fatores internos, mas se os EUA (e a Grã-Bretanha também, em menor escala) ainda quisessem uma garantia anti-comunista no cone sul africano, acho que ainda teríamos um governo branco por aqui.

Outra coisa bem interessante é que só haviam visitantes brancos no museu. Encontrei dois curadores, planejando uma nova exposição temporária, também brancos. Mas o caixa, seguranças, garçons e atendentes eram todos negros. Que fim do apartheid, heim? O governo da ANC passa por um problema bem semelhante ao governo do PT no Brasil, o completo deslumbre pelo poder. Triste.

Tirei essa foto, do skyline de Johannesburg, do museu:

Até!

Untitled

Um projeto muito bacana que li essa semana no Mail & Guardian (um jornal daqui da África do Sul) é o Why Democracy? Basicamente, é uma série de discussões sobre a democracia, incluindo 10 filmes de uma hora, e uns 20 curtas, além de debates, argumentos on-line, etc.

Outro ponto interessante são as dez questões que eles promovem. Existe uma primeira questão implícita, o que é democracia para você, mas as questões são as seguintes:

  • Em quem você votaria para presidente do Mundo?
  • Existe algo de errado com a democracia?
  • Quem governa o Mundo?
  • Porque se importar em votar?
  • As mulheres são mais democráticas que os homens?
  • Deus é democrático?
  • A democracia é boa para todos?
  • O que te levaria a começar uma revolução?
  • Ditadores podem ser bons?
  • A democracia conseguirá resolver as mudanças climáticas?

Várias pessoas já responderam as perguntas, e na página do projeto você também pode responder e discutir as questões no fórum. Eu estou aqui pensando a respeito, e espero responder as questões no próximo post.

Published
Categorized as política

Untitled

Excelente post de hoje no blog do Scott Adams, que por sinal é excelente. Para quem não sabe, o Mr Adams é o criador, escritor e desenhista da tira Dilbert.

Published
Categorized as política