Untitled

Finalmente cheguei na África de verdade. Aqui em Dar-es-Salaam tem tudo icônico africano que você pode imaginar. Grande maioria negra, a língua do Hakuna Matata, um calor de te deixar suando o dia inteiro (e a noite também), malária, pobreza, estradas precárias, falta de água e falta de luz e tudo mais.

KiSwahili, a língua mais falada por aqui, é a língua franca e do comércio de toda a África Central. É falada, além da Tanzania, em Moçambique, no Congo, Botswana, e outros mais. Já aprendi o basicão (tafadhali e assante sana, por favor e muito obrigado). A moça que trabalha aqui, Mama Bignola, fala trocentas línguas! Além do Inglês e kiSwahili, fala Xhosa, Zulu, e outras que nem sei o nome. Ah, qualquer senhora é Mama, aqui na Tanzania. Minha mãe é Mama Valéria as well.

Fiquei impressionado como as moças negras são bonitas aqui! Muito gatas mesmo. E tipo gente no meio da rua, não no meio do shopping. Na África do Sul, as gatas são brancas, mas todas super produzidas…

O calor é descomunal. Lembra Maceió, mas já faz mais de 10 anos que deixei o Nordeste brasileiro e estou desacostumado. Você acorda suado, está suado depois do banho, e não consegue colocar camisas de jeito nenhum! Ainda bem que rola um ar-condicionado no carro, e em vários restaurantes, lojas, tals.

Aqui em casa (que é enorme) tem uma delícia de piscina, especialmente de manhã. Depois das nove, fica impossível para mim ficar no sol, e no final do dia fica gostoso de novo, mesmo com a piscina super morna.

O trânsito é um caos completo. Vai no vermelho e para no verde, mas isso só quando o sinal está funcionando. Temos um Land Rover aqui, que é massa de dirigir, mas esqueci minha habilitação em Cape Town! D’oh!

Os mosquitos dão a maior paranóia. Durmo com rede mosquiteiro, e tem repelente de tempos em tempos pelo corpo. Não que seja mega trevas assim, mas em país com Malária, não tem outro jeito, só prevenção mesmo.

Em geral o povo é alegre e receptivo. A miséria e pobreza são evidentes do lado de fora do portão de casa, e essa é uma vizinhança mais rica.

Meu plano é ficar aqui pelas próximas três semanas, aproveitando bem a piscina. Barbudo, cabeludo e queimado de sol, vou voltar igual a um náufrago. Ainda bem que o Peter e a mãe estão por aqui para não precisar do Wilson.

Até!

By Anand

Engenheiro, Baterista, RPGista e nerd de carteirinha.

3 comments

  1. Que loco Anand….cade as fotos de onde vc esta agora? Coloca la no picasaweb.
    Abraços..

    Ow, ainda liga um ou outro no seu ramal da padtec (por favor, gostaria de falar com o Daniel)….esses dias ligou uma mulher e eu falei “O Daniel não esta viajando…está fora do Brasil”…e ela toda espantada “NOSSAAAAAAAAAAAAAAAAA…QUE CHIQUE”….hahahah…muito bom…

    Bom, vou sair um pouco
    Abraços

  2. Que legal, Nand!!

    Essa, facilidade do Skype mudou minha vida, já liguei pra Luli, pro vovô, Carol, falei com você.
    Tudo isso sem sair da poltrona!!!hehe
    E agora ainda descubro esse seu blog, que ótimo!!
    Por aqui tudo bem, final de ano, correria louca na facu, e minha irmã apresenta o trabalho final dia 17 de dezembro.
    É isso abração e adorei A vida deAnand.
    Enjoy it
    Gabriel

  3. Eita… agora sim está com cara de experiência antropológica… espero que, da forma que se permitir (não da forma que os outros queiram) você possa viver isso ao máximo e tirar tudo de bom que puder para si próprio.
    Saudades de conversar com você.
    Grande abraço

Comments are closed.