Cavaleiro das Trevas

Eu não tenho como deixar de comentar sobre esse super-mega-boga filme. O primeiro filme de super-herói que eu vi que pode ser comparado em termos de qualidade com outros filmes quaisquer!

O diretor Christopher Nolan mostrou-se um excelente diretor de personagens, embora ainda tenha algumas limitações com a direção de cenas de ação. O casting do filme é soberbo: temos Michael Caine como Alfred, o mordomo, Morgan Freeman como Lucius Fox, o empresário das Organizações Wayne, Gary Oldman como Comissário Gordon… precisa mais? Ainda temos o Christian Bale novamente como Bruce Wayne/Batman, Heath Ledger como Coringa e Aaron Eckhart (do excelente Obrigado por Fumar) como Harvey Dent/Duas-Caras. A fraquinha Katie Holmes do filme anterior foi substituída pela melhor mas não muito Maggie Gyllenhaal.

E porque o filme é fodástico: primeiro porque é um filme pé no chão, como Batman Begins. Ele não se passa no mundo fantástico dos filmes do Tim Burton, ou no mundo galhofa sessão-da-tarde do Joel Schumacher. Segundo, porque tem atores de naipe excelente, dirigidos por um cara que sabe dirigir personagens. Terceiro, porque o coringa do Heath Ledger ficou muito bom. Faz o coringa do Jack Nicholson parecer o Didi Mocó, na boa.

O filme tem falhas: as cenas de ação são meio deslocadas, e o personagem do Batman some no meio da tecnologia. Ele acaba mais pra Robocop do que o maior detetive do mundo. A personagem Rachel, apesar de mais importante, ainda não se encaixa bem no mundo ficional do morcegão. A transformação de Harvey Dent em Duas-Caras também ficou meio forçada (a-lá Anakin Skywalker em Darth Vader, numa escala bem menor de forçação). A voz “sinistra” do Batman chega uma hora que fica forçado também, alguém dá uma pastilha Vicky pro Bátima aí. 🙂

É impressionante como esse filme condensa a história, e isso é um excelente trabalho de edição. Eu sai do cinema achando que o filme tinha umas quatro horas, de tanta coisa que acontece, mas o filme duas umas duas horas e vinte (152 min de acordo com Imdb). Eu duvido que alguém não goste desse filme.

Até!

Published
Categorized as filmes

By Anand

Engenheiro, Baterista, RPGista e nerd de carteirinha.

1 comment

Comments are closed.